5 dicas para ser mais criativa na moda

Um conselho fashion que vale para a vida e se tornou um dos lemas do Girls é que um visual de personalidade pode mudar o dia. Sim, eu sou uma adepta convicta do “se for pra sofrer, ao menos que seja com um look bonito” kkk. O fato é que as peças escolhidas e a forma de usá-las pode sim nos ajudar a sentir mais poderosas e radiantes. Mas nem sempre o vestir é esse mar de inspiração e criatividade, vamos confessar.

É bem provável que você já tenha se sentido cansada de usar sempre as peças, do mesmo jeito. Que queria explorar mais, ousar para uma ocasião especial. E neste momento, que acontece com todo mundo, duas opções estão disponíveis: seguir o fluxo, com visuais insossos, ou apimentar as coisas. Para as que escolherem a segunda, o post de hoje traz um convite: vamos romper o tédio fashion por cinco dias, testando exatamente alguns recursos que fazem os looks daquela sua fashionista preferida se destacarem no feed? Eu também vou participar da “brincadeira”, montando um look para cada dica lá no Instagram. 3, 2, 1, valendo!

1. Sempre é hora para um acessório

Montagem vertical com quatro fotos de street style, mostrando 5 dicas de como ousar mais na moda. As fotos estão dispostas da seguinte forma: 2 em cima, lado a lado, 2 embaixo, lado a lado. Na primeira foto de cima, à direita, uma mulher branca e com cabelos castanhos presos está em detalhe, com máxi brincos dourados, que trazem 3 partes redondas penduradas uma na outra. Na segunda foto, à esquerda, uma mulher branca de cabelos castanhos cursos soltos é fotografada de perfil e usa três tiaras com pedrarias. Duas delas são prateadas e a do meio dourada. Ela também usa óculos escuros quadrados com estampa de tartaruga e uma blusa verde. Na primeira foto de baixo, à esquerda, uma mulher branca e loira é fotografada de perfil, na rua, falando em um celular com capinha verde. O cabelo dela está preso em um coque, que é amarrado por um lenço longo verde esvoaçante. A mão que segura o celular tem 4 pulseiras de miçangas em tons neutros e ela veste uma turtle neck preta sem mangas. Na quarta foto, Iris Apfel posta com incontáveis colares turquesas. Um óculos de grau redondo máxi está no rosto e uma camisa branca com detalhes pretos é o que ela está vestindo.

Começando de leve, com uma dica certeira para incrementar toda e qualquer produção. Seja nas videochamadas, que se tornaram parte da rotina durante o isolamento social, ou nos momentos em que você está sem tempo e opta pelo jeans com camisa branca, ter um acessório na manga – no cabelo, no pescoço… sorry pela piadinha infame -, é garantia de fashionismo imediato.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Pode ser um lenço no penteado, um mix de colares ou de presilhas no cabelo. Um brincão com cabelo preso. Uma ou várias tiaras. Muitos anéis ou pulseiras – não sei exatamente o motivo, mas acho chiquérrimo o barulhinho das pulseiras enquanto digito. Pode ser tudo isso misturado. Pense no seu look como uma casa a ser decorada e se jogue nas misturas. Ah! Essa dica não vale apenas para peças básicas, ok? Aquele seu look poderoso ou cheio de cor só tem a ganhar quando finalizado com um bom acessório. Em resumo: Esqueça o menos é mais e divirta-se!

Montagem vertical com fundo branco e três fotos, dispostas uma sobreposta à outra. Na parte de cima, uma listra rosa bebê decora. Já na lateral inferior esquerda, uma faixa amarela larga decora. Da direita para a direita, foto 1: Uma selfie de Marcie, com o cabelo castanho preso em um coque com maquaigem rosa, grandes brincos prateados, com um círculo pequeno e outro gigante, colar prata com pedrinha rosa quartzo e camisa branca usada aberta. Foto 2: dois pés com meias de estampa de vaca e borda amarela toy story estão em frente a um piso de madeira. Foto 3: uma selfie de Marcie com os cabelos lisos na altura do queixo, delineador rosa, uma presilha de strass com franja e um colar de prata com uma pérola de água doce.
Eu já gosto de acessorizar, mas o exercício da semana vai ser misturar mais, ao invés de, como sempre faço, usar um item por vez

2. Se divirta com as cores

Montagem vertical com quatro fotos de street style, mostrando 5 dicas de como ousar mais na moda. As fotos estão dispostas da seguinte forma: 2 em cima, lado a lado, 2 embaixo, também dispostas lado a lado. Poás amarelos decoram a lateral posterior da foto e uma listra laranja a lateral inferior. Da esquerda para a direita, foto 1: Uma mulher branca com cabelos pretos presos divididos ao meio posa em frente a uma parede de tijolos. O look é composto por óculos de sol gatinho marrom, camisa menta fechada, calça de alfaiataria menta, em um tom mais escuro que o da blusa, e um casaco de lã na altura dos joelhos azul. Foto 2: Uma mulher asiática com cabelos escuros soltos na altura do ombro posta em frente a um prédio desfocado. O look é composto por blusa de gola alta rosa neon usada por dentro de uma calça de alfaiataria rosa neon, uma clutch rosa neon na mão esquerda e um sapato de bico fino branco. Foto 3: Uma mulher branca, com cabelos castanhos curtos, na altura do queixo, posa em frente a um prédio com tijolos à vista. O look é composto por uma camisa estampada em tons de branco, laranja e azul-marinho, pantalona de alfaiataria laranja e um trench coat laranja que vai até o joelho. Foto 4: Uma mulher branca, com cabelos castanhos e luzes loiras caminha em uma rua com vários carros em segundo plano. O look é composto por um óculos gatinho marrom com borda vermelha, camiseta branca, blazer terracotta, manta azul claro usada aberta na lapela do blazer, e saia mídi acetinada terracotta.

Já aviso que esse tópico é um caminho sem volta. Uma das coisas que mais revolucionou o meu armário em termos de versatilidade e de encontrar o meu estilo foi brincar com as cores. Isso porque eu sempre escolhi, baseada naquelas dicas engessadas que todo mundo já consumiu em algum momento, que a maior parte das peças deveriam ser neutras. As cores fazem a gente ser mais vibrante, mais divertida e se destacar na multidão – isso num futuro, tá, agora fiquemos todas em casa. E o melhor: oferecem inúmeras possibilidades de tonalidades e formas de combinar.

Se você é mais discreta, vale começar por um cinto, lenço ou apenas uma peça de cor forte. Caso contrário, os looks ton sur ton, que misturam várias tonalidades da mesma cor, os monocromáticos e o famoso color blocking vão brilhar muito com você. Algumas cores que casam bem juntas para começar a usar pra ontem: rosa e vermelho, roxo e laranja, amarelo e lilás, verde com azul.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Montagem vertical com fundo branco e três fotos, dispostas uma sobreposta à outra. Na parte de cima, uma listra laranja decora. Já na lateral inferior esquerda, uma faixa rosa bebê larga decora. Da direita para a direita, foto 1: Marcie posa de cabelos soltos lisos e castanhos na altura do ombro, em frente a uma parede cinza de concreto. O look é composto por camisa branca usada fechada, blusão de lã mostarda, casaco amarelo pastel de lã, calça de alfaiataria de lã cinza e botas pretas com bordados de borboletas douradas. Foto 2: Marcie posa com cabelos soltos, na altura do ombro, em frente a uma parede cinza de concreto. O look é composto por macacão rosa pantalona, blazer azul e scarpin vermelho. Foto 3: Marcie posa de cabelos soltos, mais claros e na altura do ombro, em frente a uma parede branca com uma câmera fotográfica vintage preta pendurada e uma luminária rosé. O look é composto por blusa rosé com mangas curtas bufantes e gola laço, calça de alfaiataria vermelha com barra curta e naked sandal dourada.
Parcialmente solar com amarelo + mostarda, color blocking da executiva e com a eterna e chic dupla de rosa + vermelho

3. A mistura de estampas é a sua nova BFF

Montagem vertical com quatro fotos de street style, mostrando 5 dicas de como ousar mais na moda. As fotos estão dispostas da seguinte forma: 2 em cima, lado a lado, 2 embaixo, também dispostas lado a lado. Poás amarelos decoram a lateral inferior da foto e uma listra laranja a lateral superior. Todas as fotos possuem uma moldura branca fina. Da esquerda para a direita, foto 1: uma mulher com cabelos castanhos lisos na altura do ombro está parada em uma rua pouco movimentada. O look é composto por vestido mídi animal print e trench coat na altura do tornozelo com estampa xadrez em tons de cinza e bege. Foto 2: uma mulher loira, com cabelo liso na altura do cotovelo e franjão caminha em uma rua pouco movimentada. O look é composto por blusão de lã branco com estampa vermelha de zebras, calça reta vermelha com poá preto, sandália de tiras finas marrom e microbag preta em formato de coração. Look 3: uma mulher com cabelos castanhos presos está parada em frente a uma escada cinza com corrimão preto. O look é composto por camiseta de mangas longas verde com estampa listrada em branco e azul-marinho e saia mídi rodada azul/fúcsia, com estampa grande de flores brancas com miolo vermelho. Foto 4: Giovanna Bataglia está de cabelos presos caminhando em frente a Torre Eiffel desfocada. O look é composto por blusa de gola alta preta, jaqueta perfecto com lapelas de tartan vermelho e mangas animal print de onça, saia curta de pregas com tartan vermelho e azul mesclados e botas over the knee animal print.

Considerado tabu fashion para muitas, o mix de estampas é sinônimo de looks originais e uma ótima forma de trazer mais personalidade para o cotidiano. Em outras palavras, é apostar e arrasar muito em qualquer ocasião, animando os dias cinzas e mostrando que você tem uma personalidade forte, destemida e criativa.

Para quem vai começar agora a se aventurar agora no mundo das estampas ou tem receio de compor um look “too much”, comece unindo peças que possuam cores em comum, no melhor estilo conjuntinho, ou que tenham variações da mesma padronagem, por exemplo, um poá micro e outro máxi. Outros matches perfeitos que merecem o teste: floral + listrado, oncinha + xadrez, poá + animal print.

Montagem vertical com fundo branco e três fotos, dispostas uma sobreposta à outra. Na parte de cima, uma listra rosa bebê decora. Já na lateral inferior esquerda, uma faixa amarela larga decora. Da direita para a direita, foto 1: Marcie posa de cabelos castanhos na altura do queixo em frente a uma parede com azulejos bege e laranjas. O look é composto por cardigan azul-marinho com listra vermelha, branca e vermelha na lapela, calça de cetim pantalona branca com listras laranjas e mule branca. Foto 2: Marcie posa em frente a uma parede branca. O look é composto por camiseta bretão com decote v listrada de branco e azul marinho, bermuda de alfaiataria azul e tênis branco com cadarço amarrado no calcanhar. Foto 3: duas pernas posam em frente a um piso de madeira. O look é composto por saia com estampa de onça e bota peludinha com estampa de zebra.
Fácil perceber que o mix no estilo conjuntinho é o meu preferido, mas o combo onça + zebra também se tornou TU-DO para mim

4. Na moda, os opostos se atraem

Montagem vertical com quatro fotos de street style, mostrando 5 dicas de como ousar mais na moda. As fotos estão dispostas da seguinte forma: 2 em cima, lado a lado, 2 embaixo, também dispostas lado a lado. Poás amarelos decoram a lateral posterior da foto e uma listra laranja a lateral inferior. Da esquerda para a direita, foto 1: Uma mulher com cabelos castanhos presos em um coque, posa em frente a um prédio de concreto, com pessoas desfocadas atrás. O look é composto por um blusão de lã tie dye na seguinte sequência de cores: verde, branco, azul, branco, amarelo, saia plissada mídi prata e óculos escuros quadrados pretos com a moldura cinza. Foto 2: uma mulher com cabelos afro escuros longos caminha em frente a uma entrada de prédio com vidros. O look é composto por óculos escuros pequenos em formato gatinho com moldura prata, uma saia de tule pink volumosa mullet usada como blusa, por cima de um jeans rasgado nos joelhos e um tamanco de plástico verde. Foto 3: Uma mulher com cabelos loiros presos repartidos no meio caminha em frente a uma parede de tijolos. O look é composto por óculos de sol quadrado marrom com moldura de tartaruga. blusa branca de renda transparente com mangas bufantes por cima de um sutiã branco e calça de couro caramelo soltinha. Foto 4: Uma mulher com cabelos castanhos, luzes nas pontas e franja posa em frente a uma porta de vidro coberta por papel cartaz. O look é composto por camisa branca com mangas arremangadas, calça de couro dourada e tênis branco.

Se você leu as três primeiras dicas, já deve ter percebido que os visuais mais memoráveis trazem um fator surpresa, um mix inesperado. Isso porque, por muito tempo, a moda do dia a dia determinou ocasiões, funções, gênero e formas de usar cada peça. Quanta limitação, hein? Mas como para cada norma, há a transgressão. Muitas pessoas passaram a expressar sua individualidade combinando justamente o que não deveria ser usado junto, chamando a atenção por fugir ao tradicional. São elas as nossas inspirações.

Aqui, a principal dica é abusar dos contrastes. Pense na alfaiataria com o esportivo. Naquele top glamouroso com o jeans despojado. No casaco amplo com o vestido sequinho. Na calça boyfriend ou blazer oversized ao lado de um body bem sexy. Nos tecidos delicados, como a renda, combinados a materiais mais robustos, como o couro e a lã. Nas cores neutras com as vibrantes. No básico dos básicos com a sua peça mais extraordinária. Solte a imaginação e o sucesso é mais do que garantido!

Montagem vertical com fundo branco e três fotos, dispostas uma sobreposta à outra. Na parte de cima, uma listra laranja bebê decora. Já na lateral inferior esquerda, uma faixa rosa bebê larga decora. Da direita para a direita, foto 1: Marcie posa em frente a uma parede de metal cinza, com cones laranjas ao fundo. O look é composto por jaqueta corta vento amarela, saia lápis animal print e tênis branco. Foto 2: Marcie posa em frente a uma parede de concreto branca, com janelas de vidro e duas poltronas roxas. O look é composto por camiseta branca oversized com as escritas "SEX AND NOODLES", em letras maiúsculas, e minissaia assimétrica preta com bordados e pedrarias pratas. Foto 3: Marcie posa em frente a um café com plantas verdes e uma mesinha cinza de fundo. O look é composto por vestido tubo preto curto, colete branco de alfaiataria oversized e tênis esportivo preto.
Alguns dos opostos que eu amo: camiseta oversized com saia de festa e tênis com alfaiataria

5. Encontre novas funções para as suas peças

Montagem vertical com quatro fotos de street style, mostrando 5 dicas de como ousar mais na moda. As fotos estão dispostas da seguinte forma: 2 em cima, lado a lado, 2 embaixo, também dispostas lado a lado. Poás amarelos decoram a lateral inferior da foto e uma listra laranja a lateral superior. Todas as fotos possuem uma moldura branca fina. Da esqueda para a direita, foto 1: mulher loira com cabelo chanel na altura do ombro está parada em uma faixa de pedestres. O look é composto por regata preta com as palavras "Max Mara" em bege e a foto de uma mulher em bege e branco, saia longa feita com um tecido de flanela xadrez em tons de bege e marrom, sapato preto com bico fino e bolsa preta. Foto 2: mulher com cabelo preto e franja para em frente a um prédio bege e cinza. O look é composto por lenço de seda estampado em tons de laranja, amarelo, lilás e preto usado como top em v, calça de alfaiataria com barra curta azul, tamanco com vinil transparente e bolsa de palha grande. Foto 3: Uma mulher com cabelo castanho preso em um coque caminha em frente a uma parede de tijolos. O look é composto de cardigan rosa usado como blusa de decote v, calça de alfaiataria de cintura alta amarela e scarpin rosa neon. Foto 4: mulher com cabelo platinado na altura do omrbo caminha em frente a um carro branco estacionado. O look é composto por um vestido longo verde militar com estampas florais rosa usado como blusa, calça de alfaiataria preta e mule preto.

Agora que você já está pós-graduada na arte da ousadia fashion, vamos elevar o nível e pensar nas nossas amadas pecinhas para além da função principal, amplificando não só o estilo, mas a versatilidade. Pode confiar, cada item do closet vai render muitas – e surpreendentes – possibilidades.

Aqui vão alguns exemplos facinhos, para replicar em casa, mesmo que você não seja a rainha dos truques de styling: suba a saia mídi e tenha um vestido sem alça ou um top; repagine a camisa de todos os dias usando-a como saia, blusa de ombro único ou, se o modelo for oversized, quimono. Falando em quimono, prenda o seu com alguns alfinetes e o resultado é um vestido novinho em folha. Ama looks com uma pitada de tendência? Feche o cardigan e ele vira uma blusinha.

Montagem vertical com fundo branco e três fotos, dispostas uma sobreposta à outra. Na parte de cima, uma listra rosa bebê decora. Já na lateral inferior esquerda, uma faixa amarela larga decora. Da direita para a direita, foto 1: Marcie posa em frente a uma parede de concreto cinza. O look é composto por quimono de cetim azul-marinho com mangas longas e estampas florais vermelhas e amarelas + mule rasteira vermelha. Foto 2: Marcie posa em frente a uma parede preta. O look é composto por camiseta branca com as palavras "SEX AND" em letras maiúsculas pretas, saia feita com uma camisa de flanela vermelha, meias curtas de lurex e coturno de salto alto preto. Foto 3: Marcie posa em frente a uma parede de metal cinza. O look é composto por jaqueta jeans cropped usada como blusa, saia lápis envelope jeans e sandália preta de salto alto com duas tiras preta.
A camisa de flanela de sempre virou saia, o quimono se tornou vestido e a jaqueta jeans cropped fez o papel de blusinha, num look bem Britney VMA 2001

Curtiu as dicas e está inspirada para incrementar as produções, fugindo do óbvio? Eu vou amar ver as suas combinações. É só me marcar lá no Instagram @marciegott ou mandar um e-mail para [email protected]. Quem sabe a gente não faz até mesmo uma versão 2.0 só com os lookinhos das leitoras aqui do Girls?

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...