5 lugares não literais para se inspirar e criar looks coloridos

Montagem com duas fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Na primeira foto (à esquerda), Marcie está em frente a um prédio com azulejos portugueses em tons de amarelo, marrom e cinza, com uma janela branca ao lado. O look combina perfeitamente com o tom dos azulejos e é composto por um vestido longo levinho com estampa floral em tons de preto, cinza, marrom e amarelo, casaco oversized de lã caramelo e bota western preto. O cabelo está preso em um coque baixo e Marcie usa brincos longos laranja. Foto 2 (à direita): Marcie posa em frente a uma parede rosa claro com branco. O look é composto por casaco rosa claro longo com mangas bufantes, calça branca e tênis verde menta.

Os looks coloridos são um tópico de muita comoção fashion. Há quem tenha se redescoberto depois de se jogar nas cores coloridas – meu caso – e quem ama admirar, mas não faz ideia de como usar em sua própria vida. Para responder algumas das principais dúvidas sobre o assinto, eu criei uma semana inteira de posts dedicada às cores na moda e, mesmo assim, o assunto está longe de esgotar. Hoje, por exemplo, nós vamos falar sobre lugares não óbvios para buscar referências na hora de usar cores.

É claro que a moda é um banco inesgotável de inspirações, mas temos MUITO a ganhar quando expandimos e refrescamos o olhar, flertando com outras áreas, abordagens e misturas. Esse é o exercício que eu te proponho hoje: olhar pro mundo em busca das cores que te apaixonam, com alguns pontos de partida que funcionam muito por aqui. Bora lá?

1. Arquitetura/decoração

Montagem vertical com 4 fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Foto 1 (em cima, à esquerda): Um prédio em tons de vermelho, amarelo e azul, do Caminito, ponto turístico de Buenos Aires muito conhecido. Foto 2 (à direita): Marcie posa em frente a um prédio repleto de tons de vermelho, amarelo e azul. O look é composto por camisa jeans com laço na cintura, calça vermelha e tênis amarelo de cano alto. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma foto detalhe de um prédio de azulejos verdes e janelas com bordas vermelhas. Foto 4 (embaixo, à direita): Marcie posa em frente a um espelho, se fotografando com o celular. O look é composto por camisa azul listrada oversized, usada por baixo de um suéter verde de lã grossa, calça vermelha, tênis branco com cadarços amarrados na canela e bolsa de palha com alça de miçangas à tiracolo.

Pode ser a fachada daquele prédio que sempre chama o seu olhar, um restaurante ou bar novo que tem tudo a ver com você, um destino que você visitou de férias, descobriu nas sua própria cidade ou viu em um filme/série. O que importa é que a arquitetura é um bom ponto de partida para começar a misturar cores.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Vou te dar um exemplo: eu sempre quis ir pra Buenos Aires e quando finalmente consegui, estava muito animada para visitar o Caminito – um dos pontos mais turísticos da cidade. Eu já tinha levado essa calça vermelha que aparece na montagem, recém comprada na época, e quando fui montar o look, estava prestes a ir na mistura básica com camiseta branca e jaqueta jeans quando resolvi abraçar a emocionada que habita em mim e encarnar o Caminito da cabeça aos pés. E aqui vale destacar que talvez você não tenha todas as cores do lugar no armário, mas isso está longe de ser um impeditivo: é só recriar com que tem disponível.

A partir dessa viagem eu comecei a fotografar as cores que gosto por aí e salvar em uma pastinha. E ainda criei uma relação afetiva com a mistura de amarelo-azul-vermelho, que sempre vai me lembrar dessas férias por Buenos Aires.

Montagem vertical com 4 fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Foto 1 (em cima, à esquerda): foto detalhe de azulejos florais em tons de amarelo e azul. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a uma parede com azulejos azuis e amarelos e uma porta azul. O look é composto por camiseta branca, jaqueta jeans cropped, calça estampada amarela de xadrez vichy e tênis branco com cadarço amarrado no tornozelo. Foto 3 e 4 (embaixo): Marcie posa em frente a uma recepção de prédio toda de mármore rosa com cinza escuro. O look é composto por blusa de gola alta preta usada por baixo de um terno preto estampado com leques em rosa e laranja, bota western e sobretudo rosa chiclete de mangas bufantes.

O mesmo vale para decoração. Seja a da sua casa, daqueles arrobas que cê segue no Instagram, de uma amiga… Até mesmo um objeto pode te inspirar no mix. Pode até parecer exagero, mas depois que a gente começa a olhar as cores ao redor, tudo-tudo-TU-DO vira inspiração!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

2. Natureza

Montagem vertical com 4 fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Foto 1 (em cima, à direita): Uma flor amarela e vermelha está em um gramado verde. Foto 2 (em cima, à esquerda): Marcie posa em frente a uma parede preta com as mãos no bolso e sorrindo. O look é composto por camisa amarela com gola laço, calça vermelha e mule verde com pompom azul. O cabelo está solto e com babyliss. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Uma foto detalhe de uma árvore verde com tronco largo marrom. Foto 4 (embaixo, à direita): Marcie posa em frente a uma parede cinza, com árvores ao fundo e em cima de uma pedra. O look é composto por blusa regata verde com estampa floral branca, saia longa com três babados marrom acetinado, bolsa de palha com alça de miçangas e tênis branco. O cabelo está preso em um coque baixo e ela usa óculos escuros quadrados marrom.

Só esse tópico é capaz de render muita-muita-MUI-TA inspiração cromática por aí. A natureza traz em sua amplitude de cores uma infinidade de misturas para a gente testar na prática. Quer um exemplo bem banal? Quando comprei a saia longa de babados marrom estava empenhada em sair das combinações com tons neuros. Então pensei: onde tem marrom no mundo? Nas árvores. Pois bora combinar com uma parte de cima verdinha – que, bônus, ainda era florida. Vai dizer que as peças não conversam lindamente entre si? Pois eu provavelmente não chegaria a esse resultado ou demoraria muito mais se não tivesse registrado esse mix em um cantinho do cérebro – mas cê também pode registrar numa pastinha oculta do Pinterest, em moodboards ou colagens pra quem é das manualidades. A organização perfeita é a que funciona pra você!

Montagem vertical com 4 fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Foto 1 (em cima, à esquerda): Uma planta roxa com verde está em meio a um jardim. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a um espelho, com o celular fazendo foto em uma mão e a bolsa na outra. O cabelo está solto. O look é composto por camsieta branca, calça roxa, quimono roxo acetinado com estampa floral branca, bolsa azul e mule verde com pompom azul. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Uma paisagem outonal, em tons de verde e laranja de um campo bucólico com árvores. Foto 4 (embaixo, à direita): Marcie posa em frente a uma parede de plantas. O look é composto poro camisa e calça jeans, poncho de lã em tons de verde militar e terracotta, além de bota preta de camurça com bordados dourados.

Olhe para os jardins e flores, pras platinhas da sua casa, pros parques pelos quais passa pelo caminho. Aprecie aquele céu azul que recebe o laranja ou rosinha no fim de tarde, a praia, as mudanças de cor com o passar das estações… Sabe aquela visita ao Jardim Botânico da sua cidade ou de uma viagem? Pode ser uma ótima locação para observar e fotografar o que cativa o seu olhar. Essa última montagem, por exemplo, foi toda capturada no outono, em que os tons se tornam mais terrosos.

3. Arte

Montagem vertical com 4 fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Foto 1 (em cima, à direita): um quadro com fundo vermelho e uma mulher com os olhos fechados em tons de verde, rosa, amarelo. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a uma parede branca com quadros ao fundo. O look é composto por blusa sem alças verde com estampa floral branca, calça vermelha, cinto azul claro e mule verde com pompom azul. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Um quadro com uma mulher em tons de azul, verde, vermelho, amarelo e preto está em uma parede branca em um museu. Foto 4 (embaixo, à direita): Marcie posa em frente a um parque cheio de árvores de outono. O look é composto por óculos gatinho, óculos de estampa xadrez verde, camisa amarela de gola laço, cardigã azul-marinho com listras vermelhas e brancas na gola e nas mangas, calça branca pantalona.

Que a arte e a moda dialogam e traçam inúmeros paralelos e pontos de encontro você provavelmente já sabe. Como o objetivo aqui é resetar o olhar em relação às cores, observe como elas são combinadas em pinturas, esculturas, instalações, ilustrações, grafites e qualquer outra arte visual que seja do seu agrado.

Parece uma tarefa difícil ou abstrata demais? Vamos simplificar: você pode começar fazendo uma visita ao seu armário e anotando as cores que gostaria de saber combinar. Outro caminho certeiro é ir atrás de misturas nas suas cores preferidas. Eu, por exemplo, sempre estou de olho em combinações que envolvam vermelho e tons quentes – algo que se reflete bastante nas montagens desse post e, também, em onde direciono meu olhar.

4. Livros

Montagem vertical com 4 fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Foto 1 (em cima, à direita): o Livro "A batalha de Versalhes" está em foco, nos tons de rosa e azul-marinho/roxo. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a uma porta marrom com parede branca ao lado. O look é composto por quimono roxo com floral rosa usado como blusa, calça rosa e mule verde com pompom azul. Foto 3 (embaixo, à direita): O livro "A casa na Rua Mango" está em um banco de madeira, sua capa em tons de amarelo, vermelho e azul, com bolsa azul clara puffer e calça xadrez. Foto 4 (embaixo, à direita): Marcie posa em frente a uma parede rosa, sorrindo. O look é composto por camiseta branca com estampa de cachorro Tyka the dog em tons de amarelo e roxo, calça pantalona amarela xadrez vichy, mule verde com pompom azul, bolsa azul clara puffer e brincos de cerâmica branca oval.

Já muito nos ensinaram a “não julgar o livro pela capa”, mas ninguém disse nada sobre se inspirar nela pra criar lookinhos coloridos belíssimos, não é mesmo? Então que tal passar pela sua estante de livros em busca de capas coloridas interessantes? Demorou muito pra esse cantinho da casa em específico influenciar minhas escolhas de look. Na verdade, foi meio no acaso que saí combinando com “A casa na rua Mango” e, a partir daí, olho pras minhas capas com muito mais carinho e atenção.

O mesmo vale pra discos, revistas, itens de papelaria, HQs, jogos ou qualquer outro entretenimento que você consuma com frequência.

Comidas e bebidas

Montagem vertical com 4 fotos para mostrar 5 lugares não literais para se inspirar na hora de criar looks coloridos criativos. Foto 1 (em cima, à direita): um pote com brócolis picado, tomate, pimentão vermelho e roxo. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie está em uma selfie com batom vermelho, brinco geométrico com estampa xadrez vichy e blusão de lã roxo. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Um sorvete de cone está no foco, com uma bola de manga amarela embaixo e uma bola de frutas vermelhas rosada em cima. Foto 4 (embaixo, à direita): Marcie posa em frente a uma praça cinza, com árvores ao fundo. o look é composto por blusa de gola alta pink, casaco sobretudo rosa com mangas bufantes, calça amarela xadrez vichy e tênis branco.

Seja naquele pratão colorido de salada ou no mix dos seus sorvetes preferidos, em um bowl de frutas ou nos ingredientes cortados pra começar o jantar, até o que comemos pode ser motivo de inspiração cromática para os looks. Pode parecer meio demais, mas, uma vez que você esteja atenta, é impossível desver o quanto as cores estão realmente presentes em todo e qualquer lugar.

Ah, os drinques também podem ser um ótimo universo para explorar! De um apperol bem laranja ao mix de verde claro e escuro do Mojito, passando até mesmo pelo degradê de um Tequila Sunrise, aproveitar um drinque ouvindo aquela playlist que cê ama pode ser uma experiência fashion inspiradora.

Gostou das dicas e pretende colocar alguma delas em prática? Ainda parece tudo muito distante da sua realidade, mas vai tentar tirar uns 5 minutinhos pra observar o mundo ao redor? Me conta nos comentários!

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...