A Rota Arte Nova de Aveiro completa para turistar

Desde a primeira pesquisa sobre o que fazer em Aveiro, estava claro que o movimento art nouveau é um dos pontos de destaque da cidade. Pois a influência é tão forte que existe um roteiro turístico oficial chamado “Rota Arte Nova”, com os prédios e monumentos que mais se destacam.

Como a cidade é pequena, você consegue fazer tudo caminhando e eu indico demais fazer, já que além de conhecer prédios super especiais, você também vai entrar em bairros e ruazinhas que talvez fossem passar despercebidas. Tentei muito encontrar o roteiro completo dos prédios antes de viajar, mas até mesmo o site da cidade indicava ir até o Museu da Cidade de Aveiro buscar. Foi o que fizemos, mas, caso você queira dar uma olhadinha do conforto do seu celular ou prefere meios mais digitais, aqui estão os 28 monumentos e casas da Rota Arte Nova.

Vale destacar que a história das construções não é explicada no guia e tem poucas coisas online, assim, é mais um desfrutar o visual.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

1. Museu Arte Nova

O Museu de Arte Nova de Aveiro foi sem dúvidas o meu preferido!! Antes conhecido como Casa Major Pessoa, por ser a residência da família de Mário Belmonte Pessoa. O projeto foi concluído em 1909 e é atribuído a Silva Rocha e/ou Ernesto Korrodi. Aqui tem muito para olhar, desde os portões com girassóis até as pinturas nos azulejos, os pilares e milhares de detalhes.

Fica a dica de também tomar um chá na Casa de Chás que fica no térreo do museu. Além de ter infusões bem especiais, o jardim é todo bonitinho.

Endereço: Rua Barbosa de Magalhães, nº 9-11

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

2. Casa do Rossio

A plaquinha AL significa que esse lugar virou um Alojamento Local, que é tipo Airbnb

Endereço: Largo do Rossio, nº 3-4

3. Praça do Peixe

Esse é um destino muito procurado pelos turistas que querem um peixe fresco, já que tem vários restaurantes ao redor. Se é o seu caso, vale unir o útil ao agradável.

Endereço: Largo da Praça do Peixe

4. Pensão do Ferro

Mais um exemplo de lugar em que você pode fazer o tour e também aproveitar pra fazer o famoso lanchinho.

Endereço: Rua Tenente Resende, nº 30

5. Farmácia Ala

Endereço: Praça Melo Freitas

6. Monumento à Liberdade

Monumento inaugurado em dezembro de 1909 para comemorar o primeiro centenário do nascimento de José Estêvão, reconhecido tribuno e defensor do Liberalismo. O monumento também é dedicado aos aveirenses martirizados na Revolução de 1828.

Endereço: Praça Melo Freitas

7. Antiga Cooperativa Agrícola

Construído no início do século XX, a antiga Casa da Cooperativa Agrícola é outro dos prédios destaque da rota. Destaque pros azulejos florais belíssimos!!!

Endereço: Rua João Mendonça, nº 5-7

8. Museu da Cidade

É aqui que você gatinha analógica vai buscar o seu guia com mapa pra fazer o circuito. A instalação com os peixinhos saindo do prédio, considerando o quanto Aveiro é uma cidade cercada pelas águas, pesca e tudo mais.

Endereço: Rua João Mendonça, nº 9-11

9. Casa dos ovos moles

Os ovos moles de Aveiro são um dos doces mais típicos da região. E se você pretende provar, bora provar e riscar mais um item da to-do list do seu roteiro.

Endereço: Rua João Mendonça, nº 24-25

10. Residência Florentino Vicente Ferreira

Endereço: Rua José Rabumba, nº 26-28

11. Residência do Dr. Peixinho

Como o nome sugere, essa era a residência de um médico. O mais legal é que o telhado tem um padrão que remete às escamas de peixe.

Endereço: Rua José Rabumba, nº 56-58

12. Antiga Garagem

Esse foi um dos pontos mais desanimados do roteiro, porque mesmo com a obrigação de manter as fachadas, aqui é literalmente o que você vai encontrar. Atrás está um prédio todo de vidro moderno que não tem NADA a ver com o resto.

Endereço: Rua Capitão Souza Pizarro, nº 60

13. Antigo Hospital

Projeto do arquiteto Francisco Augusto da Silva Rocha, o antigo Hospital começou a ser construído em 1918.

Endereço: Avenida Arthur Ravara

14. Coreto

Bonitinho e ótimo pra proteger da chuva, que foi o que aconteceu comigo kkk

Endereço: Parque Infante D. Pedro

15. Casa amarela

Endereço: Avenida Araujo e Silva, nº 30

16. Fontanário 5 Bicas

Olha, eu não vou nem tentar mentir, passou tão batido pra mim que eu esqueci de fotografar kkk

Endereço: Largo das 5 Bicas

17. Residência de João Machado

Endereço: Rua Eça de Queirós, nº 13-15

18. Testa & Amadores

Projetado por Jaime Inácio dos Santos no início do séc. XX, esse prédio foi primeiramente utilizado como espaço residencial e comercial e, em 1922, se tornou a sede de um dos mais antigos estabelecimentos comerciais de Aveiro.

Endereço: Gaveto da Rua Eça de Queirós, nº 1-3

19. Antiga Sapataria Migueis

Endereço: Rua de Coimbra, nº 1-3

20. O último alento

Datada de 1914, “O último alento” foi criada pelo pintor e escultor brasileiro Artur Prat para o jazigo de sua família. A estátua é bem literal em sua representação, apresentando a Morte cercando e prestes a roubar a vida.

Endereço: Cemitério Central

21. Fábrica Jerônimo P. Campos

A Fábrica foi fundada em 1896 por Jerónimo Pereira Campos e produzia tijolos e telha, mas a versão junto ao canal foi construída entre 1915 e 1917 numa tentativa de modernização da empresa por parte dos filhos de Jerónimo. A empresa foi um dos principais motores da economia local, até ser desativada no fim da década de 1960.

Atualmente, o espaço é usado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, mas é possível visitar os antigos fornos usados para assar o barro. Aqui também é um lugar gostosinho pra aproveitar o fim de tarde, tomar um cafézinho ou iniciar os trabalhos com aquele drinque.

Endereço: Rua Carlos Silva M. Guimarães

22. Antiga capitania do porto de Aveiro

Atualmente Câmara Municipal de Aveiro, a antiga capitania foi construída como um moinho de maré e também foi um edifício de apoio de fábrica de porcelana e a Escola de Desenho Industrial.

Endereço: Rua Viana do Castelo, nº 3

23. Residência Francisco Rebelo dos Santos

Mais um caso de azulejos belíssimos, datados do início do século XX. Apesar de aqui o casarão parecer bem abandonado e magoadinho pelo tempo.

Endereço: Rua Almirante Cândido dos Reis, 146

24. Casa da Rua de Sá

Endereço: Rua de Sá, nº 3-4

25. Casa do Hotel “As Américas”

Mais do que ver, é possível se hospedar nesta iguaria da rota.

Endereço: Rua Engenheiro Von Haff

26. Residência Pompeu de Figueiredo

Endereço: Rua do Carmo, nº 35

27. Residência Francisco A. Silva

Endereço: Rua do Carmo, nº 12-14

28. Casa dos Lírios

Esse foi o último que vimos e dá uma tristezinha porque tá bem consumido pelo tempo. Ainda assim, os azulejos de lírios merecem aquela admiraçãozinha atenciosa.

Endereço: Rua Antônia Rodrigues, nº 87

E como esta blogueira é um ANJO, aqui vai um link com todos os destinos da Rota Arte Nova de Aveiro pinados no google. Quer mais dicas do que fazer em Aveiro? Esse post foi feito pra você!