A saga de alugar apartamento em Porto Alegre

Então aquele momento de sair da casinha dos pais chegou. Depois de muita organização e planilha calculando até o valor gasto em depilação, inicia a procura por aquele lugarzinho lindo, com uma sacada no quarto e tudo que a gente sempre sonhou. Milhares de sites de imóveis salvos nos favoritos do navegador, uma boa xícara de chá e uma boa dose de expectativa, não deve ser tão difícil assim. E é aí, queridxs, que eu venho contar uma coisa, principalmente para quem pretende alugar apartamento em Porto Alegre: não tá fácil não, se prepare para, muitas vezes, ser mal atendido ou acabar visitando lugares infestados por cupins por um preço muuuuuito mais alto do que deveria custar.

O orçamento não era muito alto, os requisitos também não: um apartamentinho legal, perto da faculdade e do trabalho, que fosse grande o suficiente para que eu, o namorado, a bicicleta do namorado e o resto das nossas coisas, pudessem conviver harmoniosamente. É claro que se tivesse uma banheira e uma sacada no quarto seria maravilhoso, mas se não tivesse não seria o fim do mundo. Com todos esses dados em mente começamos a busca nos sites de imobiliárias e, gente, como as fotos de imóveis podem ser tão mal feitas? É foto que tu não consegue entender de qual cômodo se trata, de banheiro sujo, da maçaneta da porta (??????), de um pedaço de piso, enfim, é absurdo como o retrato dos apartamentos é parte decisiva para a visita e, mesmo assim, é tratado com tanto descaso.

Depois de muito quebra-cabeça para montar os cômodos pelas fotos, começa o agendamento das visitas e, com ele, mais problemas: os horários. “Bom, moça, você pode pegar a chave por uma hora, funcionamos das 10h às 16h”. Nem vou entrar muito nessa questão, mas que os horários poderiam ser mais flexíveis para quem trabalha durante o dia, podiam. Perdi alguns almoços e começamos as visitas. O primeiro prédio era bem pequeno, antigo e com a tal sacada no quarto. Uma fofurinha pelas fotos, com cozinha americana. Chegamos já nos sentindo os sortudos pela possibilidade de encontrar na primeira visita (kkkkkkk, ingênuos).

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

O prédio era bem pequeno, com escadas estreitas. Quatro andares depois demos de cara com uma sala pequena, cozinha americana e bancada. Sorrimos. Já posicionamos o sofá e contamos quantos amigos poderiam estar ali ao mesmo tempo (ingênuos kkkkk). Abrimos a porta do quarto, nossa parte preferida graças à sacada, EIS QUE ou cabíamos nós dois, ou cabia a sacada rs. O quarto era minúsculo, mas M I N Ú S C U L O. “Mas não era assim na foto!” Claro que não era, nós que fomos ingênuos de não notar que naquela metragem descrita não cabia tudo. Dessa forma, fica o conselho de sempre calcularem a metragem, assim, mesmo com os truques de foto, o coraçãozinho de vocês não vai ser quebrado como foi o nosso #dramas.

alugar-apartamento-em-porto-alegre-blog-girls-just-wanna-have-fun

Felizões com a cozinha/sala (ingênuos kkkk)

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Com a típica vergonha de quem foi tão ingênuo, seguimos procurando. De repente, vaga um apartamento literalmente do lado da minha faculdade. O condomínio era bem elevado para um prédio que não tinha nem porteiro eletrônico, mas, novamente, o sonho da sacada fez com que marcássemos a visita para o mais breve possível. Chegamos e a primeira coisa que nos recebeu foram os cupins. Ok, prédio antigo tem cupim, mas agora a porta estar praticamente caindo por já ter sido comida por eles………… Entramos e a cada cômodo que conhecíamos nossa surpresa era maior: banheiro entupido, fezes de rato, poeira, sujeira e cupins repousavam tranquilamente em um lugar que parecia não ser visitado há anos. Mesmo com tudo isso, o apartamento era espaçoso, com tudo que precisávamos. Passado o horror, encaminhamos um email para a imobiliária com fotos do que tínhamos visto por lá e perguntando o que eles fariam à respeito caso quiséssemos alugar.

alugar-apartamento-em-porto-alegre-blog-girls-just-wanna-have-fun

A responsável por todo o sofrer: sacada no quarto

“Nossa, certo que ela vai pedir mil desculpas. Olha a bagunça que tava aquilo ali, meu Deus”. O email que recebemos foi beeeem diferente disso. Pouca vontade de resolver o problema e aquela vibe de ‘não querem, ok’. Sem entender muito bem como eles achavam que iriam alugar algo naquelas condições, voltamos para a busca nos sites e foi aí, bem aí, que encontramos tudo aquilo que estávamos procurando: um lugar legal e pessoas que queriam realmente nos atender, entendendo nossas necessidades. Inclusive, beijos pro Seu Luís, nosso zelador, e pra Daiane, nossa corretora. Em menos de um mês nos instalamos no novo apartamento e estamos muito felizes, mesmo sem a tal sacada.

O primeiro imóvel, seja alugado ou comprado, com 500 mil ou 100m², é um momento muito importante na vida das pessoas, é independência, liberdade, início de uma trajetória na tal vida adulta, recomeço, entre milhares de possíveis sentimentos. Dessa forma, é um absurdo que eu me sinta sortuda por ter encontrado o nosso na terceira tentativa, quando deveria ter sido bem atendida desde o primeiro momento. Dispostos a atender uma geração que cada vez mais valoriza as experiências, é inadmissível ter que fechar o nariz para entrar em um banheiro porque ele está deplorável e, ao reclamar, dar de cara com alguém que não quer ouvir. É preciso pensar no cliente e, acima disso, se você, imobiliária/proprietário, consumiria o que está ofertando.

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...