Looks com bermuda: como usar a trend da semana de moda masculina

Montagem com 3 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Na primeira foto, um modelo usa uma camisa branca com gravata branca, bermuda de alfaiataria branca na altura da coxa, casaco branco e bolsa preta. A segunda foto traz um modelo em uma passarela. Ele veste uma camisa rosa choque, bermuda de alfaiataria rosa choque na altura da metade da coxa, blazer da mesma cor, meia preta na canela e mocassim preto envernizado. Na terceira foto, um modelo veste uma camisa rosa com flores em alto relevo em tons de marrom, rosa, amarelo pastel e azul claro, usada para dentro de uma bermuda de alfaiataria cinza na altura da metade da coxa, meia na canela preta e sapato oxford envernizado.

Não é nenhuma novidade que a bermuda seja uma peça super prática para os armários de primavera e verão, trazendo conforto, versatilidade e um frescor muito bem-vindo aos dias mais quentes. Porém, apesar de fazer parte do nosso dia a dia, a peça não costuma figurar entre as tendências ou ganhar novas versões/usos de acordo com a temporada. Pois isso acaba de mudar. Durante a Semana de Moda Masculina de Paris para a primavera/verão 2024, a bermuda ganhou destaque como a verdadeira protagonista do look.

A bermuda masculina de 2024

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Valentino: um modelo está em uma passarela. O look é composto por camisa vermelha com uma rosa vermelha no lugar da gravata, blazer vermelho na mesma cor da camisa, bermuda de alfaiataria vermelha na altura da metade da coxa, meia na canela, sapato mocassim envernizado e bolsa grande preta. Foto 2, da Valentino: um modelo está em uma passarela. O look é composto por uma camisa terracota, bermuda de alfaiataria bege na altura da metade da coxa, sobretudo rosa chiclete, meia na canela marrom e mocassim marrom. Foto 3, da Valentino: um modelo está em uma passarela. O look é composto por camisa branca, gravata e blazer com bermuda pretos com estampas de flores marrom, meia na canela marrom com sapato mocassim marrom. Foto 4, da Valentino: um modelo está em uma passarela. O look é composto por camisa oversized e bermuda de alfaiataria na altura da metade da coxa, bolsa vermelha, meia na canela preta e mocassim preto envernizado.

Para começar, a bermuda que dominou a semana de moda masculina foi esse modelo de alfaiataria, ajustado na cintura e reto nas pernas, acabando na metade da coxa. No quesito cores e estilos, a peça pode ser lisa ou estampada, neutra ou bem vibrante. Em outras palavras, tem bermuda para todos os gostos.

Uma das marcas que mais apostou na bermuda masculina foi a Valentino, que trouxe a peça em 38 dos 56 looks desfilados. Prada, Dior e Louis Vuitton foram outras que apostaram na bermuda, porém, talvez a Valentino seja um ótimo termômetro porque quando a marca investiu no pink total quase em uma coleção inteira, a cor se tornou um hit – inclusive, esse tom rosa choque passou a ser chamado de rosa Valentino.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Ainda que o modelo de alfaiataria seja uma ótima pedida para refrescar o estilo das produções, talvez o mais interessante seja a forma de usar a bermuda nos looks masculinos – e não só masculinos, né, vale destacar que todo mundo pode apostar na peça. Bora descobrir como?

A calça do verão

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Prada: um modelo está em uma passarela prateada. O look é composto por um blazer com ombreiras cinza usado para dentro da bermuda de alfaiataria na mesma cor e material, meia na altura da canela, mocassim envernizado preto e bolsa verde oliva. Foto 2, da Zegna: um modelo está em uma passarela de pedra. O look é composto por terno de bermuda e blazer pretos, camiseta preta com gola v, meia na canela preta, mocassim preto, boné bege de crochê. Foto 3, da Louis Vuitton: um modelo está em uma passarela marrom. O look é composto por um terno de bermuda quadriculado cinza, camisa branca e gravata preta, meia branca com bota de cano alto, até à panturrilha. Foto 4, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por terno com bermuda na altura da coxa, no meio da coxa, branca com textura de flores, camisa branca, gravata branca, meia na canela preta e mocassim preto.

Pois é. Talvez você vá rir da minha cara porque a bermuda é literalmente uma calça curta, né? Mas o que muda aqui talvez não seja a peça, mas os lugares nos quais ela passa a circular. Explico: em geral, as bermudas estão restritas a ambientes mais descontraídos, como férias, fim de semana… É difícil vê-la em um escritório ou festa, por exemplo. E é justamente isso que as marcas estão propondo, uma bermuda mais chic, pronta pra acompanhar qualquer compromisso da sua agenda.

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por camisa branca com detalhe de flor no bolso, gravata branca, bermuda de alfaiataria preta na altura da metade da coxa, meia preta na canela e mocassim preto. Foto 2, da Prada: um modelo está em uma passarela prata. O look é composto por blazer preto de ombreira usado pra dentro do short de alfaiataria preto, na altura da metade da coxa, meia na canela e mocassim envernizado preto. Foto 3, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por camisa branca com gravata, bermuda de alfaiataria preta na altura da metade da coxa, cardigan oversized de lã preto com trama aberta, meia na canela e mocassim preto. Foto 4, da Gucci: um modelo está em frente a uma parede cinza com tapete estampado. O look é composto por camisa azul de alfaiataria, bermuda de couro preto na altura da metade da coxa, meia branca e mocassim preto.

Para isso, a ideia é romper ou compensar a informalidade atribuída à bermuda com partes de cima bem tradicionais, seja uma camisa branca, uma gravata, um bom blazer… Ou os três juntos. Os sapatos seguem o mesmo caminho, com mocassins e sapatos oxford em tons neutros, que se tornam mais cool com a meia até a canela aparecendo.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Em resumo, invista em outras peças de alfaiataria, que sejam bem conhecidas por seu jeitinho mais sério e clássico. Assim, elas equilibram o visual e deixam a bermuda com a missão de ser aquela boa pitada de transgressão.

O novo terno

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por terno de blazer e bermuda em tom de verde escuro, com camisa da mesma cor, gravata preta, bolsa branca, meia preta na canela e mocassim preto. Foto 2, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por um terno com bermuda branco, camisa branca, gravata branca, meia preta na canela e mocassim envernizado preto. Foto 3, da Dries Van Noten: um modelo está em uma passarela cinza. O look é composto por um terno de bermuda bege, com camisa aberta azul-marinho e chinelo marrom. Foto 4, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por um terno de bermuda com blazer azul royal, camisa branca, gravata preta, meia na canela preta e mocassim preto.

Bom, se temos uma nova calça do verão, nada mais justo do que atualizar uma das combinações mais clássicas do universo masculino: o terno. Esse clássico, que é praticamente um símbolo de elegância para os homens, um uniforme à prova de erros que contempla as mais diversas ocasiões e momentos – quem dera termos algo assim na moda feminina, né? – também ganha sua versão veranil.

Aqui a ideia é justamente seguir a ideia de terno, com um blazer na mesma cor e material da bermuda. Os complementos podem variar de acordo com a sua intenção: uma camisa com decote profundo ou nada por baixo para um look mais casual ou uma camisa fechada até o colarinho, com gravata ou não, para um look meio clássico, meio transgressor, completamente cheio de personalidade.

Cintura em destaque

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Prada: um modelo está em uma passarela prata. O look é composto por um blazer de ombreira bege usada pra dentro da bermuda de alfaiataria bege claro na altura da metade da coxa, mochila preta, meia na canela, mocassim preto. Foto 2, da Prada: um modelo está em uma passarela cinza. O look é composto por blazer jeans usado por dentro do short de alfaiataria azul-marinho na altura da metade da coxa, meia preta na canela e mocassim preto envernizado. Foto 3, da Zegna: um modelo está em uma pedra cinza. O look é composto por camisa off-white usada para dentro da bermuda bege de couro, meia marrom na canela e mocassim marrom. Foto 4, da Prada: um modelo está em uma passarela prateada. O look é composto por camisa rosa pastel com aplicação de flores em tons de rosa e azul pastel, marrom e amarelo pastel, bermuda de alfaiataria cinza na altura da metade da coxa, meia preta e oxford preto envernizado.

Há algumas temporadas a cintura em destaque vem chegando de mansinho e conquistando seu espaço nos looks masculinos. Por ser uma parte do corpo pouco explorada pela moda masculina até poucos anos, essa é uma aposta perfeita para atualizar o look e brincar com novas proporções.

Para evidenciar a cintura, você pode apenas colocar uma camisa ou camiseta para dentro da bermuda, porém, uma combinação que foi recorrente na passarela da Prada foi essa de usar o blazer fechado, sem nada por baixo, como se fosse uma camisa. Acha meio desconfortável o tecido para dentro da roupa? É só colocar um cinto na cintura do seu blazer ou camisa.

Inove na terceira peça

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por camisa branca, gravata preta, bermuda preta de alfaiataria na altura da metade da coxa, cardigan de lã com trama bem aberta, meia na canela e mocassim preto envernizado. Foto 2, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por camisa branca, gravata preta, bermuda preta de alfaiataria na altura da metade da coxa, camisa oversized verde com aplicação de flores brancas, meia na canela e mocassim preto envernizado. Foto 3, da Louis Vuitton: um modelo está em uma passarela marrom. O look é composto por camisa branca, gravata preta, terno de bermuda e blazer preto, bota na altura da panturrilha, casaco oversized camuflado em tons de verde, mala de viagem preta. Foto 4, da Dior: um modelo está em uma passarela cinza. O look é composto por camiseta polo de mangas longas verde néon, bermuda curta de tweed cinza, jaqueta nos ombros cinza de pedrarias, meia branca na canela e mocassim marrom.

Até aqui vimos uma série de looks com bermuda e blazer ou camisa, jogando com peças e códigos considerados mais clássicos. Porém, também é muito possível escolher terceiras – ou segundas – peças mais ousadas e criativas.

Um cardigan de tricô com trama bem aberta, uma jaqueta com pedrarias, um sobretudo cheio de textura, uma jaqueta bomber bem levinha, uma camisa ou quimono com transparência são só algumas das opções disponíveis. Prove e encontre as suas preferidas!

O poder e praticidade de um conjuntinho

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por um conjunto de camiseta polo com gravata e bermuda na altura da metade da coxa. Todas as peças possuem os tons de cinza e lã, bolsa amarela, meia na canela preta e mocassim preto envernizado. Foto 2, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por uma camisa vermelha com bermuda de alfaiataria na mesma cor, na altura da metade da coxa e uma camisa oversized na mesma cor de vermelho por cima, meia na altura da canela e mocassim preto envernizado. Foto 3, da Louis Vuitton: um modelo está em uma passarela marrom. O look é composto por um conjunto de jaqueta e bermuda de alfaiataria na altura da metade da coxa em tons de bege e marrom com monograma da Louis Vuitton, meia na altura da canela e mocassim marrom. Foto 4, da Dior: um modelo está em uma passarela cinza. O look é composto por um conjunto de camiseta com gola v, bermuda na altura do alto da coxa azul-marinho, meia branca e mocassim branco e preto de tweed, com bolsa marrom.

Não é de hoje que os conjuntinhos são considerados sinônimos de praticidade. Isso porque ao terem o mesmo material e cor, são facílimos de serem usados juntos naquele dia em que você está com pressa ou não faz ideia do que vestir. É praticamente um terno mais despojado e também pode ser usado separado, ou seja, versatilidade pura.

Com a bermuda, o conjuntinho é a aposta perfeita para incrementar os looks de verão e talvez seja uma das formas mais simples de apostar na trend, sem tanta ousadia, mas com muita personalidade.

Combinações de cores

Montagem com 4 fotos mostrando como usar bermuda masculina nos looks. Foto 1, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por blusa rosa chá leve, bermuda na altura da metade da coxa marrom, camisa bege por cima da blusa, meia marrom na canela e mocassim marrom. Foto 2, da Prada: um modelo está em uma passarela cinza. O look é composto por blazer com ombreiras verde oliva para dentro de uma bermuda de alfaiataria bege na altura da metade da coxa, mochila preta, meia na canela preta e oxford metalizado preto. Foto 3, da Dior: um modelo está em uma passarela cinza. O look é composto por camiseta polo de manga longa laranja néon, bermuda de tweed cinza, jaqueta rosa com pedrarias no ombro, meia branca e mocassim de tweed branco e preto. Foto 4, da Valentino: um modelo está em uma passarela branca. O look é composto por camisa rosa chá com aplicação de flor amarela, bermuda de alfaiataria na altura da metade da coxa magenta, meia marrom e mocassim marrom.

Se os tons neutros e looks monocromáticos, inteiros na mesma cor, costumam ser as apostas mais seguras de looks com bermuda, a dica para ousar um cadinho mais e ter mais versatilidade, já que você não vai usar apenas o mesmo conjunto da mesma forma, é misturar cores diferentes.

O primeiro passo pode ser misturar os chamados neutros coloridos, como o bordô, o bege, o verde oliva, o azul marinho… Ainda que sejam menos óbvios do que os clássicos branco e o preto, eles contam com uma base discreta, perfeita para quem está começando a se aventurar pelo universo das cores.

Investir em tons mais fortes e claros de uma mesma cor, tipo esse mix entre marrom claro, quase bege, e marrom do primeiro look, é outra forma de criar um visual colorido equilibrado. No mais, você pode apostar em uma única peça vibrante ao lado de outras mais neutras ou se jogar em blocos de cores intensas da cabeça aos pés.

É isso, espero que cê tenha gostado das dicas de como usar bermuda nos looks masculinos – mas não só neles, vale destacar outra vez.

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...