Dicas para usar cores + estampas

Montagem com duas fotos, fundo branco e imagens lado a lado. Na primeira foto, à esquerda, uma mulher com cabelos castanhos lisos presos em um rabo de cavalo baixo posa em frente a uma porta branca. O look é composto por cropped de mangas longas franzidas em estampa vichy branca com rosa e calça de alfaiataria de cintura alta lilás. Foto 2 (à direita): uma mulher posa em frente a uma construção laranja, com o pé escorado na parede. O look é composto por chapéu de palha redondo com aba larga, vestido branco com estampa de quadrados coloridos, tamanco com salto bloco e tiras finas coloridas. Logo abaixo das fotos, está o texto "Cor + estampa", escrito em letras maiúsculas laranja com contorno amarelo.

Se você está acompanhando a nossa semana dedicada às cores – dá pra conferir todos os posts clicando aqui -, sabe que usar looks coloridos pode ser muito mais fácil do que parece e que as possibilidades são infinitas. Pois hoje eu chego justamente pra trazer mais um elemento pros holofotes: a estampa. É, estampa. Prometo que vai ser fácil e que o resultado é tudo de bom, então pode respirar fundo, esquecer aquela ideia de que menos é mais e bora se divertir com o que o armário tem a oferecer <3

Brincadeiras à parte, para começarmos o nosso trisal com estampa e cor é preciso equilíbrio, afinal, nosso olhar geralmente não está habituado com tamanha sagacidade. E é aí que alguns truques podem ser mais do que úteis pra mudar esse jogo. Vamos a eles!

Estampa + peça lisa

Montagem com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma em cima, a outra embaixo. No lateral superior direita, listras amarelas verticais decoram. Foto 1 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a uma porta marrom. O look é composto por blusa acetinada roxa com estampa floral em tons de amarelo e rosa, mangas 3/4, decote v e amarração na cintura, calça de alfaiataria rosa com barra curta e mule rasteira verde com pompom azul. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher posa em frente a um prédio bege, com uma janela marrom com vidro. O look é composto por blazer verde, calça de alfaiataria xadrez vichy, azul claro com branco, tamanco com duas tiras finas azul céu, bolsa azul claro com textura croco. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Marcie posa em frente a uma fachada de prédio, com árvores ao fundo. O look é composto por vestido longo branco com estampa poá amarelo, camisa amarela usada por cima, com mangas arremangadas e nó na cintura, tênis menta e bolsa de madeira com estilo vintage. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher loira caminha em uma rua movimentada. O look é composto por blusa de lã de gola alta com listras horizontais nas seguintes cores: rosa, preto, verde, branco, azul, vermelho, rosa, calça pantalona com pregas em verde, scarpin branco e bolsa mostarda.

Como sempre, comecemos de leve. Selecione uma peça estampada e outra lisa. Seja mais clarinha, como a minha camisa amarela pastel, ou bem vibrante, a peça lisa vai suavizar a estampa, trazendo um ‘respiro’ pros olhos. Outra dica que super funciona é preferir peças lisas que tenham um dos tons presentes na estampa. Dois exemplos disso, diretamente da foto acima: minha calça pink, que conversa com o floral da blusa e a única listra verde do blusão multicolorido combinando com a pantalona. Fácil e super cool!

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Vamos de conjuntinho repaginado

Montagem com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma em cima, a outra embaixo. No lateral superior direita, listras amarelas verticais decoram. Foto 1 (em cima, à direita): uma mulher posa em frente a um prédio com árvores ao fundo. O look é composto por camisa listrada vertical nas cores azul e laranja, calça de alfaiataria ajustada azul com estampa floral laranja. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a uma cristaleira marrom com vidro. O look é composto por camisa amarela com gola laço com estampa poá. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Sarah Jessica Parker caminha em uma rua vazia. O look é composto por um conjunto pijama. Na parte de cima o blazer amarelo com estampa floral cinza e bordô. Na de baixo, calça com listra vertical cinza com amarelo. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher posa em frente a uma parede bege. O look é composto por camisa verde com estampa branca, saia mídi rodada branca com estampa de folhagem verde e preto, sandálias em tiras finas preta e bolsa preta e branca.

Quando o assunto é harmonia, os conjuntinhos são imbatíveis! E embora eu AME as peças bem iguaizinhas – que rendem tanto juntas quanto separadas -, a dica pra hoje é flexibilizar e adaptar pro que você já tem em casa. Em outras palavras, as peças não precisam ser idênticas, mas similares. Falando do meu próprio look, a camisa amarela com poá branco se tornou o par perfeito da calça branca com xadrez vichy amarelo queimado, mesmo que as duas tenham sido compras de momentos muito distintos. Outro bom exemplo é o quarto look da montagem, no qual a camisa tem um tom de verde diferente do da saia e, ainda assim, o fator combinadinho prevalece.

Um cintinho tem poder

Montagem com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma em cima, a outra embaixo. No lateral superior direita, listras amarelas verticais decoram. Foto 1 (em cima, à direita): uma mulher posa em um provador de loja em frente ao espelho. O look é composto por camisa verde estampada branca, calça de alfaiataria roxa com cinto forrado na mesma cor e scarpin bege. Foto 2 (em cima, à direita): Marcie posa em frente a uma parede branca com quadros ao fundo. O look é composto por regata verde limão com estampa floral branca, calça de alfaiataria vermelha com barra curta, cinto azul pastel e mule rasteira verde com pompom. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher posa em frente a um deque com barcos. O look é composto por camiseta preta estampada, jaqueta animal print vermelha cropped, lenço vermelho com azul acetinado amarrado no pescoço e calça de alfaiataria vermelha com cinto forrado. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher caminha em uma rua com carros, com um táxi branco no fundo. O look é composto por blusa acetinada com mangas longas laranja, saia lápis com estampa de cobra e cinto cinza.

Outro recurso potente e muito pouco enaltecido é usar o nosso bom e velho cintinho para fazer a conexão entre as duas peças distintas. Assim, ao invés de dois blocos opostos, temos uma transição leve. Para colocar em prática, você pode tanto apostar nas partes de baixo que já vêm com cinto acoplado – uma tendência das últimas temporadas – como usar um cinto em tom próximo a uma das partes. Eu não tinha cinto verde nem vermelho, mas achei que o azul pastel cumpriu seu papel lindamente. Vale destacar que quanto mais a cor for similar a uma das peças, mais equilibrado fica o visual, mas, de novo, se a gente pode adaptar as dicas pro que já tem no armário, melhor.

O mesmo print, várias cores

Montagem com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma em cima, a outra embaixo. No lateral superior direita, listras amarelas verticais decoram. Foto 1 (em cima, à direita): uma mulher posa em frente a prédio cinza, com portão de ferro preto. O look é composto por suéter xadrez verde, amarelo, preto, calça de alfaiataria amarelo preta, bota preta e jaqueta jeans amarrada na cintura. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher posa em frente a um museu de vidro. O look é composto por uma blusa de mangas longas bufantes, metade branca com poá azul, metade azul com poá vermelho, saia mídi com babado na barra verde menta com poá verde escuro, sandália branca e bolsa azul. Foto 3 (embaixo, à esquerda): uma mulher posa em frente a uma feira, com legumes ao fundo. O look é composto por blusa de mangas bufantes verde com floral pequeno branco, saia mídi branca com estampa floral vermelha. Foto 4 (embaixo, à direita): uma mulher posa em frente a um prédio cinza. O look é composto por casaco xadrez peludo em tons brancos e azul, calça legging verde xadrez, bota bege e bolsa verde com vermelho.

Agora vamos pelo caminho contrário, mas mantendo a atenção ao conjunto. Para isso, deixe de combinar tons e passe a unir estampas similares. Pode ser um floral romântico com aquele máxi bem veranil, um poá vintage com outro bem contemporâneo ou um mix entre todos os xadrezes que você possui. O que importa é se jogar em todas as cores que antes causariam receio, protegida pela unidade que a mesma padronagem oferece e, aos poucos, ir se sentindo mais confortável com elas.

A harmonia das cores análogas

Montagem com fundo branco e quatro fotos, dispostas em duplas, uma em cima, a outra embaixo. No lateral superior direita, listras amarelas verticais decoram. Foto 1 (em cima, à direita): uma mulher posa em uma calçada. O look é composto por camisa verde estampada, calça roxa com estampa de losangos, sobretudo de lã azul e scarpin branco. Foto 2 (em cima, à direita): uma mulher posa parada em uma calçada com árvores verdes. O look é composto por blazer laranja, saia mídi lápis quadriculada em muitas cores, sobretudo laranja de lã, mocassim preto rasteiro. Foto 3 (embaixo, à esquerda): Giovanna Battaglia caminha em uma rua repleta de carro. O look é composto por camiseta rosa, saia plissada vermelha com rosa e vermelho, scarpin branco. Foto 4 (embaixo, à direita): Giovanna Battaglia posa em um rua movimentada. O look é composto por regata amarela, saia mídi rodada verde com floral rosa e mule vermelha com salto baixo fino e bolsa preta.

Vizinhas no círculo cromático, as cores análogas conversam muito bem entre si, já que possuem o mesmo tom base – que vai estar menos ou mais concentrado. Sabe aquele match perfeito, que funciona sempre, sem precisar explicar? É ele, seja no combo rosa com vermelho, amarelo com verde, roxo com azul e verde ou laranja com vermelho e amarelo. Quer saber mais sobre como combinar cores a partir do círculo? Esse link conta tudo.

Estamos nos encaminhando para o finzinho da semana, dá pra acreditar? Espero que você esteja gostando das dicas e que se sinta cada vez mais confortável pra usar cores no dia a dia. Antes de sextar, se quiser deixar o seu comentário, eu vou ficar muito da felizinha <3

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...