5 tendências da Copenhagen Fashion Week para a primavera-verão 2024

Montagem de duas fotos ilustrando as tendências da Copenhagen Fashion Week 2024. Na primeira foto, está uma modelo de cabelos castanhos. O look é composto pro top de nuvens de miçanga e calça de pijama azul com estampas de nuvens brancas. Foto 2: uma modelo está em uma orla com água ao fundo. O look é composto por blusa azul de mangas longas franzida e bermuda longa branca com sandália vermelha.

Semana de moda mais sustentável do mundo, a Copenhagen Fashion Week se tornou um termômetro de tudo que é cool: seu street style é aclamado e copiado sem parcimônia, os designers que desfilam suas coleções entram imediatamente no radar de fashionistas e entusiastas da moda, as peças se tornam sensação e trazem em si uma aroma refrescante e super contemporâneo. Todos esses fatores corroboram para que as tendências desfiladas em Copenhagen ganhem uma atenção especial. E é sobre elas que a gente vai falar hoje!

Para a primavera/verão 2024, as marcas apostaram em muitas texturas, volumes, uma estética afetiva e clássicos repaginados. O clima geral é de um conforto despojado em misturas criativas, perfeitas para viver o melhor que a estação mais ensolarada do ano tem a oferecer. Bora descobrir quais são as 5 tendências da Copenhagen Fashion Week 2024?

1. Floral

Montagem de quatro fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência 1: floral. Foto 1, da Stine Goya: uma modelo com cabelo dividido ao meio está em uma casa. O look é composto por vestido mídi de fundo escuro e flores com calça na mesma estampa e material. Foto 2, da Rolf Ekroth: uma modelo está em uma passarela branca. O look é composto por vestido de crochê preto com rosas em tons de marrom e rosa. Foto 3, da Marimekko: uma modelo de cabelos longos está em uma passarela de grama verde. O look é composto por vestido mídi bicolor, metade branco, metade pink com estampa floral máxi em tons de branco e laranja. Foto 4, da Ganni: uma modelo ruiva de cabelos longos está em uma pasasrela cinza com árvores ao fundo. O look é composto por vestido de regata longo com fundo preto e floral marrom, bota preta.

Já começando com uma tendência que não iria agradar Miranda Priestly – aqui está a ref, caso você não tenha visto esse clássico. E realmente, floral na primavera talvez não seja algo absolutamente inovador. Mas existem alguns clichês que são adoráveis de abraçar: mimetizar o mundo florindo ao redor é um deles e as passarelas de Copenhagen bem sabem disso.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

A estampa floral aparece em diferentes estilos, tamanhos e cores, indo muito além do romântico. Dos fundos escuros já muito difundidos a peças bem coloridas, são muitas as formas de apostar – inclusive, o vestido de crochê Rolf Ekroth super fofo do look 2 da montagem é um ótimo exemplo de como inovar, já que são as tramas do crochê que criam a padronagem.

Montagem de quatro fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência 1: floral. Foto 1, da Marimekko: uma modelo está em uma passarela com grama. O look é composto por conjunto de blusa e bermuda longa laranja com estampa floral máxi rosa, meia branca e sandália branca. Foto 2, da Ganni: uma modelo de cabelos longos ondulados está em uma passarela cinza com plantas ao fundo. O look é compoto de uma camisa e calça semitransparentes brancas com florais vermelhos, top vermelho por cima e saia xadrez cinza e sapato preto. Foto 3, da Rotate: uma modelo com cabelos presos está em uma passarela branca. O look é composto por uma regata branca e vestido mídi preto de vinil preto com aplicações de flores. Foto 4, da Ópera Sport: uma modelo está em uma passarela de terra. O look é composto por top de flores vermelho com textura, cinto do mesmo material e calça jeans.

As aplicações são outra ótima pedida para investir na trend floral de um jeito nada óbvio. Seja em um top bem levinho ou em um sexy e brilhante vinil, as texturas de flores incrementam o visual com personalidade e uma pitada de diversão. Essa é uma aposta que já estava aparecendo em outras passarelas, nas últimas coleções da Valentino, por exemplo, e até mesmo em fast fashion já vi algumas interpretações – meio despeteladas, se eu for ser sincera, mas estão lá. Assim, vale ficar de olho!

2. Peplum

Montagem de quatro fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência 2: peplum. Foto 1, da Mark Kenly Domino Tan: uma modelo está em uma passarela em tons de bege. O look é composto por vestido mídi branco e babado peplum off-white na cintura, casaco cinza e sapato branco. Foto 2, da Henrik Vibskov: um modelo careca está na passarela. O look é composto por macacão azul com peplum de espartilho branco e sapato branco raso. Foto 3, da Wood Wood: uma modelo de cabelos raspados está em uma passarela cinza. O look é composto por jaqueta de couro com estampa de cobra, bermuda preta e coturno preto. Foto 4, da Rotate: uma modelo de cabelos longos castanhos está na passarela branca. O look é composto por camisa branca usada inteira aberta, saia de paetê amarela e sandália dourada.

Mais um queridinho dos anos 2010 – do qual Blair Waldorf era bastante entusiasta – está prestes a fazer o seu retorno triunfal. Babado estratégico na região da cintura, o peplum vinha fazendo algumas aparições tímidas, mas chegou com força total nas coleções desfiladas em Copenhagen.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Montagem de quatro fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência número 2: peplum. Foto 1, da Mark Kenly Domino Tan: uma modelo está em uma passarela em tons de cinza. O look é composto de camisa branca e calça branca do mesmo material. Um babado peplum em tom de off-white está presa na blusa. Foto 2, da Munthe: uma modelo de cabelos longos está em uma passarela de grama. O look é composto por terno listrado branco em tons de mostarda e verde e blusa branca de rendas com peplum. Foto 3, da Henrik Vibskov: uma modelo de cabelos castanhos com gel divididos ao meio está em uma passarela de pedras. O look é composto por vestido camisa de mangas longas brancos com estampas abstratas azuis, peplum de corset no mesmo material, calça preta e sapato preto pesado. Foto 4, da Mark Kenly Domino Tan: uma modelo de cabelos raspados está em uma passarela de pedras. O look é composto por uma regata branca com detalhes de cristal na barra e saia peplum branca mídi com sapato preto.

O jeito mais simples de apostar na tendência do peplum, que flerta fortemente com o romântico e o clássico, é através de peças em que o babado seja da mesma cor e material do restante do look – mais especificamente como a blusa de renda do look 2 Munthe e a saia branca do look 4 de Mark Kenly Domino Tan.

As abordagens mais contemporâneas também fazem bonito e temos bons exemplos disso no look 1 da montagem, de Mark Kenly Domino Tan, com o peplum geométrico de alfaiataria renovando um visual super clássico de camisa e calça branca, e no look 3, de Henrik Vibskov, no qual uma versão mais rígida do babado, quase um corset de cabeça para baixo, aparece e compõe uma produção retrô-futurista, estéticas opostas que se unem nos detalhes de styling como o óculos míni, o cabelo lambido e os sapatos pesados.

3. Artesanal com memória

Montagem de cinco fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência 3: peças com memória. Foto 1, da The Garment: uma modelo de cabelos divididos ao meio está em uma passarela. O look é composto por blusa de crochê que parece um guardanapo e bermuda de crochê, ambos beges, sapatos pretos e brinco branco. Foto 2, da Skall Studio: uma modelo de cabelos castanhos longos está em uma passarela de pedras. O look é composto por camisa cropped e saia de crochê bege. Foto 3, da Munthe: uma modelo de cabelos curtos cacheados está em uma passarela de grama. O look é composto por um conjunto branco de camisa e calça de renda branca. Foto 4, da The Garment: uma modelo de cabelos longos loiros está em uma passarela com tapete marrom. O look é composto por blusa de guardanapo branco, saia preta de cintura baixa e sapato preto. Foto 5, da Rolf Ekroth: um modelo de cabelos raspados está em uma passarela branca. O look é composto por moletom cinza com capuz usado por baixo de um blazer preto com pulseiras da amizade bordadas penduradas em toda a jaqueta.

O clima mais quente e a nossa maior proximidade com as praias e a natureza costumam influenciar no nosso desejo pelos materiais mais artesanais, como as tramas de crochê, as rendas e bordados. Porém, Copenhagen traz um frescor para essa estética, com materiais e itens que parecem ter memória, tecidos que agora são roupa, mas possuíam uma função bem diferente de vestir.

Os guardanapos viram tops e não dissimulam sua origem, assim como aquele sousplat de crochê que parece saído da casa da sua avó. Pulseiras da amizade ornamentam casacos e se tornam cintos, enquanto a renda ganha um floral bem rústico. Achei uma fofura, em especial o primeiro look, e uma ótima forma de a gente pensar em outras formas de usar as coisas que a gente tem, né, algo que é sempre bem vindo.

4. Franzidos

Montagem de quatro fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência 4: franzidos. Foto 1, da Paolina Russo: uma modelo de cabelos presos divididos ao meio está em uma passarela branca. O look é composto de blusa de mangas longas branca, saia mídi rosa franzida na cintura. Foto 2, da Ópera Sport: uma modelo de cabelos presos divididos ao meio está em uma passarela bege. O look é composto por um vestido mídi amarelo com decote v e franzido central, com botas de cano alto preto. Foto 3, da Ganni: uma modelo está em uma passarela cinza com plantas ao fundo. O look é composto por um vestido com capuz e decote v franzido bordô com calça combinando na mesma cor. Foto 4, da TG Botanical: uma modelo de cabelos longos está em uma passarela de paralelepípedos. O look é composto por cropped e saia franzidas com cardigã verde e chinelos.

Peças com movimento, que desenham e contornam o corpo, criando novas formas e valorizando algumas das que a gente já possui foi outro destaque da semana de moda de Copenhagen 2024. E as peças com franzidos marcaram presença, compondo desde looks mais básicos até vestidos acetinados de festa.

Montagem de quatro fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência 4: franzidos. Foto 1, da Ópera Sport: uma modelo está em uma passarela. O look é composto por um vestido franzido azul claro e preto, sandália preta. Foto 2, da Rolf Ekroth: uma modelo com cabelos presos em um coque baixo está em uma passarela de paralelepípedos. O look é composto por cropped de mangas longas e calça plissada verde pistachio. Foto 3, da Gestuz: uma modelo de cabelo preso em um coque baixo está em uma passarela cinza. O look é composto por um vestido mídi marrom acetinado franzido na lateral. Foto 4, da Saks Potts: uma modelo de cabelos curtos está em uma orla. O look é composto por vestido mídi de mangas curtas azul franzido na cintura.

Temos franzidos frontais, laterais e ambos ajudam a acinturar os looks, criando um visual que passa a impressão de ser mais curvilíneo e sexy, mas de um jeitinho irreverente e despojado. Já os franzidos horizontais, que cruzam o corpo de um lado a outro imprimem uma pegada mais moderninha e cool. É escolher o que mais combina com o seu paladar fashion e se jogar!

5. Plissados

Montagem de quatro fotos ilustrando as 5 tendências da copenhagen fashion week 2024. Tendência 5: plissados. Foto 1, da marca Mark Kenly Domino Tan: uma modelo está em uma passarela de pedras. O look é composto por camisa preta transparente com peplum, saia longa plissada, bolsa preta e sapatilha preta. Foto 2, da Henrik Vibskov: uma modelo com cabelos raspados está em uma passarela cinza. O look é composto por vestido plissado mídi com mangas curtas e estampa quadriculada em tons de lilás, mostarda, verde e azul. Foto 3, da marca Mark Kenly Domino Tan: uma modelo de cabelos longos em uma passarela de pedras. O look é composto por suéter bege, pantalona plissada bege e sobretudo bege. Foto 4, da A. Roege Hove: uma modelo de cabelos curtos está em uma passarela. O look é composto por saia lápis plissada, top verde pistache, blusa branca plissada branca de mangas longas.

Ainda na ideia de peças com movimento, que dançam ao redor do seu corpo quando aquela brisa de fim de tarde aparece, o plissado é outra tendência para o verão 2024 e aparece tanto em peças fluídas e leves como saias lápis e blusas mais ajustadas ao corpo.

As formas de usar o plissado também são várias. O vestido de verão estampado talvez seja a mais fácil delas, enquanto a saia longa ou calça, aliada a outros itens de alfaiataria é garantia de um look chic sem esforço. Brincar com o contraste de um tecido leve com outro mais rígido é outro truque que funciona perfeitamente bem com o plissado, vale testar.

E é isso, espero que cê tenha gostado das tendências da Copenhagen Fashion Week primavera-verão 2024. Para ficar ligadinha nas marcas mais legais da semana de moda dinamarquesa, fica a dica de também conferir esse outro post, com os destaques das passarelas.

E se você gosta de moda, livros, séries e filmes, queria te convidar a assinar a minha newsletter. A cada 15 dias eu te escrevo uma cartinha com dicas gostosinhas pra usar nos nossos momentos de pausa. E você pode ter uma provinha do que já rolou por lá antes de assinar, é só clicar aqui.

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...