Tudo sobre floral: a trend que dominou as semanas de moda 2024

Se depender das passarelas internacionais, é hora de desabrochar e preparar o seu jardim – ou os seus looks – para uma estação muito florida. Fazia muito tempo que eu não via tantas marcas apostando em uma mesma tendência. Para você ter uma ideia, foram mais de 1592 looks florais desfilados nas coleções primavera-verão 2024 das semanas de moda de Paris, Londres, New York e Milão. Das 301 marcas que desfilaram, 152 contaram com peças florais. Sim, eu fiquei tão impactada que me dei ao trabalho de fazer essa contagem, com direito a planilha no Excel e tudo.

Você pode argumentar que a moda não é uma questão matemática. Eu concordo. Mas é inegável que esses números podem apontar para um forte interesse das marcas – sejam elas mais tradicionais ou lançadoras de peças virais – no floral. E o que o floral do verão 2024 tem de tão especial ou diferente das peças floridas que temos no armário? Em resumo, é mais divertido, dramático e chega para ser o grande protagonista dos visuais. Além disso, as flores ganham diferentes interpretações, das mais arquitetônicas às festivas.

Em outras palavras, é possível usar floral nos looks de muitas maneiras, com peças que contemplam diferentes looks, estilos e desejos. Nesse dossiê completo sobre a aparição do print eu te conto como.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

A protagonista da Balmain

Com um desfile que dominou as redes graças às suas muitas peças-desejo, a Balmain apostou nas flores com força total. Literalmente. 54 dos 54 looks desfilados contavam com uma peça ou acessório na tendência. As flores escolhidas foram as clássicas rosas, que animaram vestidos míni, sapatos, bolsas, casacos e looks que trazem a dramaticidade da flor de um jeitinho muito fresco. Em uma única palavra: amei. Por se jogar de cabeça no tema, a Balmain conseguiu criar um buquê de visuais marcantes e inspiradores, que dão vontade de vestir e se divertir com.

Valentino com V de Vestidinhos florais icônicos

Desde a explosão de seu rosa-choque, em 2022, a Valentino conquistou, merecidamente, um status de cool. Talvez a marca seja uma das minhas favoritas dos últimos tempos, porque não tem medo de ser pop, divertida e apresentar algo que enche os olhos. Assistir aos desfiles de Pierpaolo Piccioli é ter certeza que vou me apaixonar por algo, seja por uma peça, pelo styling, por um acessório, cor e assim por diante.

Não foi diferente com a coleção primavera-verão 2024 da marca, que eleva o vestido floral a um outro patamar, em peças de algodão e linho com flores dispostas lado a lado em intervalos muito bem-vindos de pele à mostra. O resultado foram peças irreverentes e singulares, perfeitas pra um brunch de domingo, um casamento (aiai quem dera né), um dia ensolarado na praia ou qualquer outra atividade solar e floral que passe pela agenda.

aqui pode aparecer um anúncio! 👇 carregando...

Feito o destaque a essas duas marcas que criaram verdadeiros jardins de peças floridas, chegou o momento de a gente entender como o floral apareceu nas passarelas de 2024.

Forma de flor

Se ao pensar em floral o seu cérebro vai diretamente para a estampa, é hora de ressignificar – ou de abrir espaço para novas versões das flores. Isso porque as aplicações de flores apareceram com força total nas passarelas internacionais, seja em flores tridimensionais, que mimetizam o formato e as pétalas do que vemos na natureza, seja em florais planos, que brincam com o shape básico das flores.

Jogando com o lúdico, as peças com aplicações de flores eliminam qualquer marasmo fashion e parecem ter aquele efeito uau capaz de animar os dias cinzas. É impossível não se destacar com elas e dar aquele sorrisinho cada vez que passar por um espelho. E não sei você, mas é isso que eu espero das roupas que me habitam.

Vale destacar que ainda que seja um recurso visual de muito destaque, as aplicações de flores também podem contemplar peças mais neutras ou clássicas, como o vestido branco que está na foto 1 da montagem acima. Agora, se você quer muito volume e diversão, flor extravagante é que não falta. Pode se jogar!

Flores nos botões

Na natureza toda flor começa em um botão. Pois na moda da primavera podemos seguir a mesma premissa. Os botões de flores foram outra aposta das marcas para incrementar os looks, seja um sobretudo clássico ou aquele terno bem Barbiecore.

O mais legal é que esse é um detalhe que pode até parecer pequeno, mas que faz toda a diferença no visual, imprimindo uma pitadinha de felicidade instantânea na produção. Quer atualizar alguma peça que está parada no armário? Apostar na trend dos botões de flores pode ser uma ótima pedida. É só trocar os botões tradicionais pelos floridos e pronto: look novo com pouquíssimo investimento.

Flores na textura

Com uma delicadeza ímpar, a textura das pétalas também serviu de inspiração para as coleções primavera-verão 2024. Seja em mangas, barras de vestidos, conjuntinhos ou em saias bem dramáticas, que parecem recém saídas de um mundo de fantasia, a textura das flores é uma forma nada óbvia de usar a tendência e garantir visuais de impacto e suavidade.

Flor até na renda

As rendas foram outra forte presença nas passarelas, elencadas por vários portais especializados como uma das grandes tendências das semanas de moda para a primavera-verão 2024. E se as flores já costumam compor as rendas de forma geral, nessa temporada ganham ainda mais destaque.

Ora romântica, ora sexy, a renda floral vai dos conjuntos de cropped e saia mídi aos vestidos curtos – inclusive, o comprimento mídi parece estar com tudo! Sempre brincando com as transparências e com esse mostra esconde, a renda ganha cores mil, indo além daquela vibe preto total que a gente costuma considerar lingerie sexy.

Por estarmos falando de verão, o branco foi uma cor muito presente nos visuais, compondo peças de diferentes moods. Expandindo um pouquinho o universo das rendas, acho que também vale mencionar outras tramas habitués dos looks de verão, como as de crochê, ou o clássico tecido laise (aquele repleto de textura com vários furinhos vazados, sabe?).

O clássico dos clássicos

Até aqui você viu as várias novas versões do floral para a próxima estação, né? Mas isso não significa que a boa e velha peça estampada floral está de fora dessa trend – e mesmo que estivesse fora, né, isso também não quer dizer que você precisa aposentar a sua, vale lembrar. Roupa não tem prazo de validade e mesmo que um report ou um post como esse aponte uma trend, você pode e deve usar o que faz você feliz.

Parêntese feito, as estampas florais, que já são um clássico do armário, em especial nas temporadas mais quentes, continuam com tudo, seja em versões mais delicadas, vintage, abstratas, coloridas, míni ou máxi. Cabe a você encontrar a sua preferida e arrasar!

Já está envolvida pela tendência floral? Então nada mais justo do que descobrir como usá-la para deixar os seus looks mais especiais!

Floral com peças básicas

Como as peças florais da temporada já costumam chamar bastante atenção por si só, combiná-las a itens mais básicos – uma calça jeans, uma regata neutra, a clássica camisa branca – foi um recurso de estilo bastante usado nas passarelas e é facinho de replicar com o que a gente já tem em casa.

A ideia para garantir esse look é o bom meme um pouco de droga um pouco de salada ou, em termos fashion, o hi-lo, mistura entre high (peças mais sofisticadas, dramáticas, luxuosas) e low (itens mais básicos) que ficou muito famosa nos anos 2000 e que é sempre garantia de looks interessantes e criativos. Em outras palavras, você vai contrapor o glamour-romantismo-elegância-insira aqui a a vibe da sua peça floral com algo mais basicão, criando contraste.

Pode ser um jeans com vestido floral, um top mirabolante com aquela calça de alfaiataria que está sempre no seu look de trabalho, uma saia pra animar a camisa de sempre… As possibilidades são muitas, é só escolher as que mais te agradam e testar.

Floral nos acessórios

Os acessórios são uma das formas mais fáceis de apostar em uma nova tendência. Isso porque são versáteis, capazes de mudar um look inteiro com sua presença e, ao mesmo tempo, não exigem que você pense em um visual novo para recebê-los. Por exemplo: uma camiseta com calça jeans ganha outra bossa, uma sobrevida mesmo, ao ser combinada a uma bolsa ou sapato repleto de flores. O cabelo preso do dia que não deu tempo de lavar fica chiquérrimo com um brinco floral bem dramático.

Partindo dessa premissa, os acessórios florais podem trazer uma pitada de frescor e diversão para o que já faz parte do nosso universo, renovando as peças do armário e as combinações que a gente repete sempre. Tudo isso com pouco – ou quase nenhum – esforço na hora de vestir.

O floral vai à festa

Quando eu disse que o floral era versátil… Não era brincadeira. E se você estava pensando em vestidos fluídos e leves, para um casamento diurno, por exemplo, aqui temos exemplos que vão pro caminho oposto, perfeitos para se jogar em qualquer pista de dança. Com pedrarias, paetês, metalizados e transparências, o floral em textura ganha força total em vestidos curtos – vou confessar que fiquei apaixonada sim.

Agora, se você ama essa estética bem conto de fadas, romântica, rodada, tem muitas formas de usar também, seja na saia ou em um decote bem geométrico – minha opção preferida.

E é isso! Espero que cê tenha gostado desse post e encontrado tudo sobre o floral na primavera-verão 2024. Eu já estou prontinha pra usar por aí, devo confessar. Depois de todo esse post cê ainda sente que precisa de mais inspiração? Subi praticamente tudo que encontrei de floral nas passarelas, além de looks de street style, nessa pasta do Pinterest. Vem conferir que ela está um deleite!

Se você gostou desse post, fica o convite pra assinar a minha newsletter, Pausa para o Chá. A cada 15 dias eu te mando uma cartinha digital, com textos sobre o cotidiano e moda, além de dicas de livros, filmes e séries pra aproveitar o nosso tempo de pausa com mais qualidade. Para conferir os textos publicados até agora e assinar, é só clicar aqui.

Você também pode gostar:

Loading...Loading...Loading...Loading...